Francisco Augusto Neto Ramos nasceu a 10 de abril de 1995, na Póvoa de Varzim. Médio centro, destro e com 1,81 metros, começou a formação no Varzim.
Em junho de 2017, aos 22 anos, Francisco Ramos deixou o FC Porto e assinou pelo Vitória SC, para vestir a camisola 7 do clube. Na temporada 2017/18, vestiu a camisola do Vitória em 28 jogos, sem marcar qualquer golo. Foi utilizado sobretudo no meio-campo e participou na campanha dos vimaranenses na Liga portuguesa.
No Nacional, ganhou maior continuidade e permaneceu durante três temporadas, entre 2020 e 2023. Foi depois da passagem pela Madeira que surgiu a primeira experiência no estrangeiro: em janeiro de 2023, mudou-se para a Polónia para representar o Radomiak Radom.
Ao longo do percurso, Francisco Ramos também teve uma presença muito significativa nas seleções jovens portuguesas. Passou pelos Sub-16, Sub-17, Sub-18, Sub-19, Sub-20 e Sub-21, além da Seleção Olímpica. Participou no Europeu de Sub-19 de 2014, no Mundial de Sub-20 de 2015 e nos Jogos Olímpicos de 2016.
COMO FOI A PASSAGEM PELO VITÓRIA?
“Foi uma passagem muito feliz na minha vida foi uma transição do Porto para o Vitória. Quando cheguei o Vitória era um clube que estava que estava em grande, tinha acabado de conquistar o acesso à liga europa, com um campeonato muito bom com o Mister Pedro Martins e nomes muito fortes. Era um projeto muito aliciante para mim, foram sem dúvida 2 anos espetaculares apesar de alguns resultados menos bons e de alguma instabilidade, mas o Vitória tinha uma excelente equipa e bons nomes. Consegui sentir a grandeza do clube, já conhecia a grandeza, mas estando no clube ainda se sente mais, e sou muito feliz e muito grato por ter vivido esses tempos.”
O QUE OS ADEPTOS PODEM ESPERAR DO JOGO?
“Acho que jogar no Afonso Henriques nunca é fácil para quem vai lá, podemos esperar um vitória frio, um Vitória que vai procurar desde o 1 minuto impor o jogo.
Acho que cada vez mais o Vitória está a conseguir implementar as ideias do Mister, a pré-época foi muito positiva. O Vitória não mereceu o desaire com o Arouca, o Vitória jogou bem e fez de tudo para sair com outro resultado, depois foi a casa de um Sporting fortíssimo e digamos que não foi uma jornada de muita sorte para o Vitória.
O Nacional conseguiu um empate nos açores vindo de uma desvantagem, e uma vitória em casa onde são muito fortes, ou seja, eu espero um Nacional motivado, mas um Vitória, apesar das 2 derrotas, muito motivado também, com uma casa muito boa, e um Vitória a querer ganhar o jogo desde o primeiro minuto, mas encontrará pela frente uma equipa organizada que vai lutar para levar pontos.
Na minha opinião o Vitória vai marcar, e se não sofrer está sempre mais perto de ganhar o jogo.
O Vitória tem uma equipa jovem, coisa que não era assim na minha altura, na minha altura havia mais nomes experientes, mais nomes fortes, atualmente o vitória tem uma equipa jovem de muita qualidade, que a qualquer momento resolvem o jogo.”
PONTOS FORTES DE AMBAS AS EQUIPAS?
“Vitoria é uma equipa organizada, ainda a assimilar as ideias do mister, é uma equipa que na transição é fortíssima com jogadores como o Camará, o Gustavo e o Samu a assistir esses jogadores.
Quanto ao Nacional tem jogadores rápidos irreverentes, jogadores bons tecnicamente.”
O QUE TORNA ESTE JOGO ESPECIAL PARA TI?
“São dois clubes especialmente especiais para mim, o Vitória pela grandeza e por tudo o que trás a um jogador, como a visibilidade, e o Nacional por ser um clube muito simpático, e onde passei 3 anos maravilhosos, espero um grande jogo entre estas equipas, que jogam ambas de preto e branco, e são duas equipas onde deixo muitos amigos. Obviamente que os anos passam e as pessoas mudam, mas ainda se mantém alguma base.”
LEI DO EX DO GUSTAVO?
“É possível, com o Vitória a jogar em casa, com o Gustavo na frente é possível acontecer. Joguei com ele no Nacional, conheço-o bem, sei que é alguém que nunca desiste, forte, pode surgir algo dele e resolver de um momento para o outro o jogo e meto as minhas fichas nele.”
