Veja a lista de 46 produtos alimentares com IVA 0%

Os Serviços Farmacêuticos da Unidade Local de Saúde do Alto Ave registaram, no primeiro semestre de 2025, resultados históricos na gestão eficiente de medicamentos, com uma redução expressiva do desperdício e dos custos, mesmo perante um aumento da atividade assistencial.
Durante este período, o desperdício associado ao consumo de medicamentos cifrou-se em apenas €499, num universo de mais de 25 milhões de euros. Em simultâneo, verificou-se uma redução de 1,5% nos custos com medicamentos face ao ano de 2024, quando os consumos foram superiores a 25 milhões e 900 mil euros.
De acordo com a ULS Alto Ave, estes resultados resultam da implementação de estratégias inovadoras de gestão, nomeadamente, a otimização terapêutica com base em critérios exigentes de custo-efetividade; a revisão e melhoria dos circuitos logísticos e operacionais, com impacto direto no controlo de stocks e na eficiência interna; e a negociação ativa com a indústria farmacêutica, assegurando condições vantajosas de aquisição sem comprometer a qualidade dos cuidados prestados.