A Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Domingos, em Guimarães, foi atingida por um raio na tarde deste sábado. O fenómeno ocorreu cerca das 15H, durante um período de forte instabilidade atmosférica, e resultou na destruição da cruz de pedra situada no topo da fachada do edifício histórico.
O impacto causou a queda de detritos na Rua D. João I, o que obrigou à intervenção imediata da Polícia Municipal e da Proteção Civil para isolar o perímetro. Apesar da queda de pedras na via pública, não houve registo de quaisquer feridos ou danos em viaturas.
As autoridades permanecem no local a monitorizar a estrutura, estando prevista uma avaliação técnica rigorosa ao telhado e aos elementos ornamentais para garantir que não subsistem riscos de novos desprendimentos.
