O Quarteto de Cordas de Guimarães iniciou esta quinta-feira uma nova temporada internacional, dando início a uma tournée pela Polónia e Vietname, que marca simbolicamente o arranque do ano do seu décimo aniversário, a celebrar em 2026.
O primeiro concerto acontece ontem na Willa Lentza, em Szczecin, seguindo-se uma atuação em Mieszkowice, no dia 31 de janeiro. Esta etapa europeia antecede a tournée asiática, que levará o quarteto a Ho Chi Minh, a 5 de fevereiro, e a Hanói, a 7 de fevereiro.
A tournée no Vietname conta com apoio à internacionalização da Direção-Geral das Artes e integra um projeto artístico especial que assinala o 50.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e o Vietname (1975–2025). O projeto tem como parceiro o destacado músico vietnamita Bao Anh Nguyen, com quem o quarteto partilha palco e criação artística. Em dezembro passado, esta colaboração teve já apresentações em Guimarães.
Para além dos concertos, a iniciativa inclui uma forte dimensão pedagógica, com a realização de masterclasses nos Conservatórios de Guimarães e de Ho Chi Minh, promovendo a partilha de conhecimento com jovens músicos e reforçando o intercâmbio cultural entre os dois países.
