Jorge Correia-Pinto, professor catedrático da EMUM e cientista do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro pelo Ministério da Saúde, numa cerimónia que decorreu na Fundação Champalimaud, em Lisboa, por ocasião do Dia Mundial da Saúde.

O galardão, entregue pela ministra Ana Paula Martins, reconhece o percurso de exceção do atual presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho, que se destacou como pioneiro na implementação de técnicas de cirurgia minimamente invasiva em recém-nascidos e lactentes no nosso país. Além da atividade docente e de investigação no ICVS, o cirurgião fundou o Serviço de Cirurgia Pediátrica da Unidade Local de Saúde de Braga e a spin-off iSurgical3D, contando com um currículo de 60 distinções e mais de 15.000 intervenções realizadas.
O percurso de Jorge Correia-Pinto inclui ainda a publicação de 250 artigos científicos e a prolação de centenas de conferências internacionais, aspetos que fundamentaram esta condecoração oficial do Estado português.
