O professor catedrático Pedro Arezes toma posse esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, como reitor da Universidade do Minho para o período 2025-2029. A cerimónia de investidura tem início às 11h00, no salão medieval do edifício da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.
A sessão inclui o tradicional cortejo académico e as intervenções da presidente do Conselho Geral da UMinho, Maria Assunção Raimundo, do reitor cessante, Rui Vieira de Castro, do novo reitor, Pedro Arezes, e do presidente da Associação Académica, Luís Guedes.
Os momentos musicais estão a cargo do Coro Académico da UMinho, acompanhado por um Quinteto de Metais, constituído por estudantes do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas.
Pedro Arezes foi candidato único ao cargo e terá como vice-reitores António Salgado (Investigação e Política Científica), Cristina Dias (Educação e Organização Académica), João Cardoso Rosas (Cultura, Inclusão e Responsabilidade Social), Nuno Castro (Modernização Institucional), além dos pró-reitores Raul Fangueiro (Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento), Lígia Rodrigues (Pessoas, Planeamento e Qualidade), Sandra Dias Fernandes (Cooperação Internacional), Tiago Miranda (Sustentabilidade e Infraestruturas Físicas) e Carlos Videira (Participação Universitária e Ligação ao Território).
