Guimarães vai em 2027 acolher o congresso internacional “A Casa Senhorial. Anatomia dos Interiores”.

A iniciativa vai contar com vários especialistas, investigadores e profissionais que vai abordar  uma leitura crítica das continuidades, transformações, apropriações e reconfigurações que marcaram a longa duração destes espaços residenciais, discutir sobre a investigação, recuperação e musealização das casas senhoriais.

O tema desta edição é “Realidades e Materialidades: habitar, recuperar e musealizar” e pretende, segundo a organização,  promover “uma reflexão alargada sobre a casa senhorial enquanto espaço de representação, vivência, memória, transformação e valorização patrimonial”.

O evento está a ser preparado por várias instituições, entre as quais: Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães, Igreja de São Miguel do Castelo,  Museus e Monumentos de Portugal e o Ministério da Cultura do Brasil.