A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) organiza a 3ª Mostra Inovar & Empreender esta quarta-feira, 17 de setembro, na nave central do campus de Azurém, em Guimarães. Além da mostra de 40 empresas e entidades ligadas a esta academia, prevê-se uma palestra do presidente da Associação Nacional de Inovação (ANI), duas homenagens, bem como apresentações de start-ups de sucesso e de novos projetos a investidores.
A abertura conta, às 10h00, com a visita oficial aos stands por uma comitiva de responsáveis da academia, de municípios e da indústria. A mostra vai agregar quase três dezenas de spin-offs e start-ups, bem como as interfaces Centro de Computação Gráfica/ZGDV, Centro para a Valorização de Resíduos, Instituto Fibrenamics, Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros e TecMinho, os laboratórios DTx e Done Lab, as incubadoras Startup Braga, Set.Up Guimarães, MadeIn Famalicão, Start Esposende e StartPoint AAUM, além de um espaço com protótipos e inovações da EEUM, que participa em 18 projetos nacionais das Agendas Mobilizadoras do PRR.
Às 11h00, vão ser homenageados os professores Mário de Araújo e Jaime Ferreira da Silva, pelos seus contributos para a TecMinho, interface universidade-empresa da UMinho e uma das mais antigas do país, que tem sido exemplar na transferência de tecnologia e no empreendedorismo. De seguida, a tertúlia “Da ideia ao negócio de sucesso” reúne os responsáveis das start-ups Biosolve4All (biotecnologia), SpaceEngineer (aeroespacial), OmniumAI (bioinformática) e Wellbeing Warrior (economia digital), permitindo a partilha de experiências e a interação com a audiência.
Às 14h30, o presidente da ANI, António Grilo, profere a palestra “Ecossistemas de inovação: academia, talento, capital, empresas e o papel das políticas públicas”. Como transformar a ciência em negócios sustentáveis com impacto, como envolver business angels e como potenciar a articulação entre universidades, entidades públicas e empresas são alguns dos temas em foco. A fechar, a sessão “InvestMatch” visa apresentar, aos potenciais investidores, as novas ideias de negócio e investigações em fase avançada da comunidade da UMinho, com apoio da TecMinho.
O evento faz parte do programa do Cinquentenário da Escola e também das atividades de acolhimento aos novos estudantes da academia minhota.