A coligação Juntos por Guimarães definiu a mobilidade como uma das áreas centrais da sua proposta política para o concelho.

Para responder a este desafio, a coligação propõe um conjunto de medidas concretas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas, apoiar a atividade económica e tornar Guimarães mais inclusivo e competitivo.

Ricardo Araújo, candidato da coligação à Câmara Municipal, em nota enviada às redações refere que este plano não é apenas uma resposta técnica, mas sobretudo uma visão de futuro para o concelho.

O plano assenta numa aposta clara no transporte público. A coligação compromete-se a garantir transportes públicos gratuitos para todos os residentes, permitindo que a mobilidade deixe de ser uma barreira económica. Paralelamente, será feito um esforço para aumentar a cobertura e a frequência das carreiras, assegurando um serviço regular e eficaz não apenas no centro da cidade, mas também em freguesias mais afastadas. A proposta inclui ainda o aumento de transportes noturnos e de fim de semana.

Um dos eixos estruturantes da proposta, pode ler-se, é o compromisso com o projeto METROBUS, que permitirá a criação de um canal dedicado de transporte público ligando a cidade às Taipas na primeira fase e posteriormente a Ronfe, Lordelo e S. Torcato.