A coligação Juntos por Guimarães assume a economia e a inovação como motores estratégicos para o futuro do concelho e compromete-se a criar condições para que seja possível tornar Guimarães numa Cidade Europeia de Inovação, procurando transformar o território num polo de referência para o investimento, o emprego qualificado e o desenvolvimento sustentável.
Em nota enviada às redações, a Coligação PSD/CDS refere que este compromisso traduz-se numa visão clara: fazer de Guimarães um concelho mais competitivo, capaz de atrair talento e criar novas oportunidades para os vimaranenses.
É assim proposta a criação de uma Agência para o Desenvolvimento e Captação de Investimento de Guimarães, uma estrutura da autarquia dedicada a apoiar o tecido empresarial, promover o território e captar novos projetos estratégicos.
Outro eixo fundamental é a criação de três novos parques empresariais.
Em complemento, será feito o aumento de terrenos disponíveis para acolhimento empresarial, garantindo que Guimarães tem espaço para crescer de forma ordenada e competitiva.
Um dos pontos mais inovadores do plano é a criação do Guimarães Innovation Hub, um espaço dedicado à investigação, ao empreendedorismo tecnológico e à ligação entre universidades, empresas e investidores.
