A arqueóloga Rebeca Blanco Rotea, da Universidade do Minho, está a coordenar a escavação de um fortificado do século XVII junto ao rio Minho, ligado à Guerra da Restauração entre Portugal e Espanha.
A iniciativa decorre em As Torres – Taborda, em Tomiño, Galiza, envolvendo nove jovens voluntários de várias regiões e atividades intensas de divulgação junto da comunidade.
Trata-se do primeiro campo de voluntariado arqueológico internacional naquela zona e inclui trabalhos práticos de escavação e documentação do forte setecentista, mas também visitas aos trabalhos em curso e a fortalezas próximas (como Valença e Cerveira), recolhas de memórias orais e da toponímia, oficinas temáticas e seis conferências em bares, ligando assim a população na pesquisa e salvaguarda do seu património.
Este programa decorre até 16 de setembro e insere-se no projeto Fortalezas da Fronteira, cofinanciado pela Xunta de Galicia, executado pelas universidades do Minho e de Santiago de Compostela (USC) e apoiado por associações locais.