As inscrições para a época especial dos exames nacionais do ensino secundário já abriram e decorrem até à próxima sexta-feira. A medida foi criada pelo Governo na sequência dos problemas registados durante a 1.ª fase das provas, que provocaram atrasos no processo de correção digital dos exames.
A época especial realiza-se entre os dias 3 e 8 de setembro e destina-se a todos os alunos que reuniam condições para realizar exames na 2.ª fase, independentemente de terem ou não comparecido nessa fase.
Segundo o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), a iniciativa pretende garantir que nenhum estudante seja prejudicado por situações alheias à sua responsabilidade. A medida foi anunciada na semana passada pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre.
Os exames realizados nesta época extraordinária terão o mesmo valor da 2.ª fase para todos os efeitos, incluindo o acesso ao ensino superior.
Entretanto, o número de pedidos de reapreciação dos exames nacionais aumentou para cerca de 15 mil. Já a 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior decorre entre 24 de agosto e 20 de setembro, estando a divulgação dos resultados marcada para o dia 30 de setembro.
Eis o calendário das provas a realizar na época extraordinária
Quinta-feira, 3 de Setembro
- 9h30: Português, Português Língua Segunda, Português Língua Não Materna (12.º ano)
- 9h30: Literatura Portuguesa (11.º ano)
- 14h00: Economia A, História da Cultura e das Artes, Latim (11.º ano)
Sexta-feira, 4 de Setembro
- 9h30: História A (12.º ano)
- 9h30: Biologia e Geologia, História B (11.º ano)
- 14h00: Geometria Descritiva A, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim (11.º ano)
Segunda-feira, 7 de Setembro
- 9h30: Matemática A (12.º ano)
- 9h30: Matemática B, Matemática Aplicada às Ciências Sociais (11.º ano)
- 14h00: Filosofia (11.º ano)
Terça-feira, 8 de Setembro
- 9h30: Desenho A (12.º ano)
- 9h30: Física e Química A, Geografia A (11.º ano)
- 14h00: Inglês (11.º ano)
