Guimarães acolhe esta sexta-feira, 12 de setembro, o encontro “Inclusão e diversidade nas bibliotecas escolares”, no âmbito do Byblios, projeto europeu de educação para adultos financiado pelo Erasmus+ KA2 e desenvolvido em parceria por seis entidades de cinco países (Alemanha, Espanha, Itália, Portugal e Roménia).
O encontro, que decorrerá na Biblioteca Municipal Raul Brandão, a partir das 14h30, contará com a presença da Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Paula Pinto, na sessão de abertura, e será encerrado pela Secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes.
BYBLIOS é um projeto de educação para adultos de parceria de cooperação com a duração de 24 meses que chega ao seu fim no próximo mês de outubro. Em Portugal, a cooperativa vimaranense DESINCOOP tem desenvolvido este projeto, tendo como parceiros locais o Município de Guimarães, o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda e a CERCIGUI.
O projeto centra-se sobretudo nas bibliotecas escolares, que não são apenas espaços físicos, mas espaços metodológicos de aprendizagem e crescimento pessoal. Atendendo aos diferentes contextos nacionais, o Byblios alargou o seu âmbito incluindo Bibliotecas Públicas e Bibliotecas Comunitárias. O projeto está a ser implementado através de uma atividade de estágio ativo de jovens adultos com défice cognitivo ligeiro a moderado, sob a supervisão de tutores que vai ser partilhada neste evento.
