A terceira edição do Cross dos Conquistadores realiza-se no sábado, 31 de outubro, na Cidade Desportiva de Guimarães, com 409 atletas inscritos, entre os escalões de Sub-10 e absolutos.
A competição reúne 231 atletas masculinos e 178 femininos. Cerca de 59 por cento das inscrições correspondem a jovens até ao escalão de Sub-20. A organização estima a presença de cerca de mil e quinhentas pessoas. A participação é gratuita, mas as inscrições já se encontram encerradas.
Entre os nomes em destaque no setor masculino estão Rui Pinto, tricampeão nacional de corta-mato longo e campeão nacional dos dez quilómetros em estrada, em 2026, e Miguel Borges, campeão nacional dos dez mil metros no mesmo ano.
A lista inclui ainda o vimaranense Nuno Fernandes, vencedor da Meia Maratona Cidade Berço de 2026, Carlos Costa, que representou Portugal na maratona dos Europeus de Birmingham, e André Pereira, internacional português e capitão da seleção nacional nos Europeus de corta-mato de 2024.
Na competição feminina, destaque para Sara Duarte, vencedora da Meia Maratona Cidade Berço deste ano, e Beatriz Fernandes, campeã nacional absoluta de milha em estrada, em 2026.
O evento é organizado pela AGEM, em parceria com a Associação de Atletismo de Braga. A entrada para o público é livre.
