Guimarães vai acolher o oitavo Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU) em 2026. A iniciativa irá integrar o programa oficial de Guimarães 2026 – Capital Verde Europeia, reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade e com a promoção da qualidade de vida urbana.

Durante a cerimónia de encerramento desta edição, que teve lugar na Alfândega do Porto, Luís Capão, presidente da Associação Limpeza Urbana (ALU) anunciou que Guimarães receberá a oitava edição deste evento, passando o testemunho a Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que reiterou a responsabilidade assumida por Guimarães na organização do próximo ENLU, sublinhando o papel da cidade enquanto referência nacional e europeia em boas práticas de limpeza urbana, gestão de resíduos e participação comunitária.

O edil convidou todos os presentes a estarem em Guimarães em setembro de 2026, mês em que decorrerá o evento, e lembrou que Guimarães é vista nacional e internacionalmente como “cidade referência na sustentabilidade”.

Domingos Bragança referiu ainda que o evento permitirá continuar a envolver toda a comunidade vimaranense na reflexão sobre o espaço público e a construção de cidades mais saudáveis e vibrantes, cumprindo a principal missão, enquanto Capital Verde Europeia, de dar um exemplo de liderança.