Guimarães está a celebrar o segundo aniversário da inscrição da Zona de Couros na lista do Património Cultural da Humanidade da UNESCO.
O programa comemorativo integra iniciativas culturais, científicas e comunitárias que pretendem valorizar a memória e identidade de Couros, ao mesmo tempo que projetam o futuro deste território singular da cidade.
O programa deste sábado, 20 de setembro, começa com um “Bioblitz diurno”, às 9h30, na Pousada da Juventude de Guimarães.
Para as 10h00 está agendada a conversa guiada “Dar Voz à água e às pedras” – retrospetiva da defesa, salvaguarda e reconhecimento patrimonial da Zona de Couros, no Instituto de Design de Guimarães.
“Courar.Feirar.Curtir: Mercado Urbano” vai decorrer no Largo do Trovador entre as 10h00 e as 18h00.Destaque, também, para o percurso “Memórias da Zona de Couros”, com início às 11h00.
O dia fica também marcado pelo percurso performativo, às 17h00, entre o Jardim da Alameda e os Jardins do Vila Palácio Flor.
A música também se junta ao programa: o Concerto Co(u)ral está marcado para as 16h00, com o Coro En’Canto e o Vox International Choir; e às 19h00 com o Orfeão da Coelima e o Coro da Ra.
A partir das 21h30, o programa passa para os Jardins do CCVF, para celebrar os 20 anos daquele equipamento cultural, com as atuações de Branko e Yen Sung.