A Guarda Nacional Republicana (GNR), para assinalar o regresso às aulas, inicia hoje, dia 11 de setembro, um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos alunos, professores e encarregados de educação, abrangendo mais de 4 600 estabelecimentos escolares e mais de 678 000 alunos na sua área de responsabilidade, por todo o território continental.

Estas ações têm como objetivo sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção, ao nível da segurança em geral, de comportamentos inclusivos no seio da comunidade e prevenindo comportamentos desviantes da ordenação social.

O Programa Escola Segura (PES), que celebra este ano 33 anos de existência, constitui uma peça fundamental na garantia da segurança no meio escolar e envolvente, através da prevenção de comportamentos de risco e da redução de atos geradores de insegurança. Durante esta campanha, a GNR dará a conhecer os militares responsáveis pelo programa em cada escola, com a distribuição dos respetivos contactos, reforçando a proximidade e consciencializando os diversos intervenientes da comunidade escolar para a importância da segurança das crianças e jovens e para os desafios do regresso às aulas.