Esta sexta-feira é dia de greve nacional de professores e não docentes.
A paralisação, convocada pelo STOP – Sindicato de Todos os Profissionais da Educação, exige a valorização dos trabalhadores das escolas.
Em Guimarães, esta paralisação conta com uma concentração na Escola Básica 2,3 João de Meira.
O pré-aviso de greve abrange “todos os profissionais da educação”, desde assistentes técnicos e operacionais, docentes, técnicos superiores e especializados, “que exerçam a sua atividade profissional no setor da educação, da investigação científica e da formação profissional, e do Ensino Superior”.
Em concreto, estes profissionais defendem aumentos salariais num valor mínimo de 120 euros, uma avaliação “justa e sem quotas”, o direito à formação gratuita e em horário laboral, uma “gestão escolar democrática”, com a eleição do diretor e coordenações por todos os trabalhadores da escola e a possibilidade de acesso de todos à Caixa Geral de Aposentações.