Entre os dias 4 e 19 de abril, Guimarães recebe um percurso pela espiritualidade e pela arte sacra, através da exposição “A Paixão em Guimarães” e do Festival Internacional de Música Religiosa. Estes dois momentos fazem parte da programação “Da Quaresma à Páscoa”, apresentada esta terça-feira pelo município de Guimarães, e que contempla os principais momentos culturais, religiosos e artísticos que vão decorrer na cidade para celebrar a quadra pascal.
A exposição “A Paixão em Guimarães” dá o mote para a estas celebrações: patente em 12 igrejas e espaços vimaranenses, a exposição pretende levar as pessoas a colocar “um olhar mais atento na relação entre a religião e a criação artística”, como refere Maria da Luz Rufino, diretora do Museu de Alberto Sampaio.

O Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães muda este ano de figurino, e vai centrar-se nos dois fins-de-semana antes da Páscoa. Um festival que volta, de resto, a apostar em ‘grandes nomes da música erudita internacional e nacional’, como refere o diretor artístico César Viana.

O vereador da cultura no município de Guimarães, Paulo Lopes Silva, refere que “Da Quaresma à Páscoa” é um evento que se tem afirmado nesta altura do ano, em que muitos turistas visitam Guimarães, em especial oriundos de Espanha.

Guimarães celebra a quadra pascal à boleia do programa “Da Quaresma à Páscoa”. As tradicionais celebrações religiosas, o Festival de Música Religiosa de Guimarães, a exposição “A Paixão em Guimarães” ou os Fins-de-semana Gastronómicos integram a programação que vai decorrer entre 4 e 19 de abril.