Os memorandos de entendimento para a constituição do Ecossistema Colaborativo e Multimodal em Saúde do Alto Ave, foram assinados esta segunda-feira, 26 de fevereiro, na Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães.

Na cerimónia presidida por Pedro Cunha, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, estiveram presentes todos os representantes das entidades que subscreveram os memorandos, e que constituem um ecossistema colaborativo que integra distintos domínios: Unidade Local de Saúde (hospitais e centros de saúde); Instituições Académicas e Instituições de Investigação e Desenvolvimento e Inovação (universidades, escolas, centros de investigação); Terceiro Setor Social, Solidário e da Saúde (misericórdias e irmandades); e Autarquias (municípios e CIM do Alto Ave).

Na apresentação do Ecossistema Colaborativo e Multimodal em Saúde do Alto Ave, Pedro Cunha disse que esta “edificação de uma nova solução em saúde” coloca as Unidades Locais de Saúde como modelos de organização administrativa e estruturação de cuidados em saúde, de forma a que seja promovida uma verdadeira integração clínica entre Cuidados de Saúde Primários e Cuidados de Saúde Hospitalares.

Este novo modelo permitirá ainda uma restruturação administrativa, financeira e logística, das instituições, uma estratégia académica, de capacitação técnica e formação contínua, associada a um processo de investigação e desenvolvimento e inovação, e maior proximidade na prestação de cuidados.