As comemorações do Dia Um de Portugal, em Guimarães, decorrem a 24 e 25 de junho.

Assinalando o 898.º aniversário da Batalha de São Mamede, o programa integra cerimónias institucionais, momentos de evocação histórica, iniciativas culturais e artísticas e homenagens públicas.

O programa contempla no dia 24 pela manhã, às 9h45, o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho. Seguem-se às 10h30, as cerimónias comemorativas da Batalha de São Mamede pelo Exército Português junto à Estátua de D. Afonso Henriques, e às 11h30, a Missa Solene na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.

À tarde, pelas 18h, será inaugurada a requalificação do Bairro da Emboladoura, numa iniciativa que contará com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

A noite reserva a Sessão Solene, no Campo de São Mamede. Prevê a aposição de condecorações municipais; intervenções protocolares; e o espetáculo «Guimarães, Cidade Contínua – A Batalha pela Independência». É às 21h30.

Para quinta-feira, 25 de junho, está agendado um concerto comemorativo da Batalha de São Mamede, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. É às 20h30.