A coligação Juntos por Guimarães definiu a habitação como uma das áreas prioritárias da sua proposta política para o concelho.
Para dar resposta a este desafio, a coligação apresentou um conjunto de medidas concretas que visam garantir melhores condições de vida, apoiar a fixação da população e tornar Guimarães um território mais equilibrado e inclusivo.
Em nota enviada às redações, Ricardo Araújo, candidato da coligação à Câmara Municipal, refere que ‘este plano representa mais do que um conjunto de medidas técnicas: é uma visão de futuro para o concelho.
A coligação compromete-se a lançar um Plano de Habitação Acessível para Jovens e Classe Média, garantindo que mais famílias possam fixar-se em Guimarães e ter acesso a casas a preços compatíveis com os seus rendimentos. Em paralelo, está prevista a construção de 500 novas casas a Custos Controlados.
Outro eixo estruturante da proposta, pode ler-se, é o aumento de terrenos urbanos destinados a habitação, assegurando que o concelho dispõe de solo disponível para responder às necessidades atuais e futuras.
