A Câmara Municipal de Guimarães deu um passo decisivo no avanço do processo de construção do novo Campus da Justiça, ao garantir um acordo, com a Secretária de Estado da Justiça para a realização de dois contratos interadministrativos com o Ministério da Justiça.
O primeiro diz respeito ao lançamento do concurso e à fiscalização da obra do novo Campus da Justiça de Guimarães, enquanto o segundo se destina a garantir a realização de intervenções de manutenção e requalificação no edifício do Palácio da Justiça.
O acordo foi assinado ontem, numa sessão que decorreu nos Paços do Concelho. Na ocasião, o presidente da câmara de Guimarães, Ricardo Araújo, notou que o encontro marcou uma nova fase num processo há vários anos reivindicado, por Guimarães.
A par disto serão também realizadas intervenções de requalificação no edifício do Palácio da Justiça, com o objetivo de dar dignidade àquele edifício, como referiu a Secretária de Estado da Justiça, Ana Luísa Machado.
O novo Campus da Justiça será construído na freguesia da Costa, junto à Academia de Ginástica, cabendo à autarquia acompanhar toda a execução e fiscalização da obra.
Anteriormente apontado para 2031, o novo Campus de Justiça passa agora a ter uma previsão de conclusão em 2029.
