A CDU é a mais recente força política a posicionar-se sobre a reunião entre o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, e o Embaixador de Israel em Portugal, Oren Rozenblat. Depois do Bloco de Esquerda e da Juventude Socialista, também a CDU questiona publicamente o encontro e enviou ao Executivo Municipal uma pergunta sobre as razões e os objetivos da reunião.

O Grupo Municipal da CDU manifesta preocupação com a associação do nome de Guimarães à política do Governo israelita relativamente ao conflito israelo-palestiniano.

Na pergunta enviada à Câmara, a CDU quer saber quais as justificações políticas e éticas para a receção oficial ao embaixador e de que forma o município pretende garantir que eventuais acordos ou parcerias económicas e científicas não colidem com o direito internacional.

Os eleitos comunistas questionam ainda se a Câmara Municipal está disponível para se distanciar publicamente das políticas do Governo israelita e defender posições como o cessar-fogo imediato, o fim do bloqueio à Faixa de Gaza e o cumprimento das resoluções das Nações Unidas relativas à questão palestiniana.