A CDU diz que é necessário “refletir muito seriamente” sobre as causas dos incêndios florestais, que têm afetado vários concelhos do distrito de Braga.
Num comunicado aos órgãos de comunicação social, a CDU indica que “o momento é de mobilização de esforços para o combate aos incêndios, de manifestar toda a solidariedade às populações afetadas e a todos os que estão a combater os fogos”.
No entanto, considera que não se pode deixar de “avaliar as razões e responsabilidades quanto a questões que agora se repetem depois das vagas anteriores de fogos, como os atrasos e incumprimentos nos apoios às vitimas dos incêndios ou as insuficiências identificadas no sistema de proteção civil”.
A CDU lembra que, “por estes dias, têm sido vários os concelhos do distrito de Braga a ser atingidos por fogos florestais. Até ao momento, com níveis diferentes, foram atingidos os concelhos de Amares, Barcelos, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vieira do Minho, incluindo território do Parque Nacional Peneda Gerês”.
Refere, no mesmo comunicado, que a CDU vai continuar “a intervir no plano político e institucional – quer a nível local e nacional – para que seja dada resposta cabal ao conjunto de questões que não podem continuar a ser ignoradas por omissão ou opção”.
