Guimarães deu mais um passo no que pretende ser a promoção e fortalecimento do tecido cultural local com o lançamento oficial do Balcão de Apoio à Criação (BAC). A apresentação deste projeto teve lugar no sábado, no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), e contou com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, e de agentes culturais da região.
“O Balcão de Apoio à Criação é, acima de tudo, um mecanismo de interação com o município”, assumindo um papel estratégico na transparência dos apoios disponíveis, sublinhou Paulo Lopes Silva. Mais do que uma plataforma digital, pretende ser um ponto de encontro real, onde os agentes culturais obtenham respostas diretas sobre financiamento e recursos.
Com esta iniciativa, Guimarães quer “colocar o setor cultural vimaranense num outro patamar” e competir a nível nacional e internacional.
O BAC é uma iniciativa do Município de Guimarães para apoiar criadores culturais locais, incluindo artistas e associações. Oferece consultoria jurídica e fiscal, ajuda em candidaturas a financiamentos, formação em gestão de projetos e marketing digital, além de orientação sobre licenciamento e logística de eventos.
