A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam hoje, 13 de outubro, a campanha “Viaje sem Pressa”, dedicada aos riscos associados à velocidade. A iniciativa decorre até 19 de outubro e é a décima das onze campanhas do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2026.
À semelhança das restantes campanhas do PNF 2026, esta ação integra duas componentes: ações de sensibilização, asseguradas pela ANSR e operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, direcionadas para comportamentos de risco relacionados com a velocidade.
Sob o lema “Viaje sem Pressa”, esta campanha pretende alertar os condutores para os riscos da velocidade excessiva ou inadequada às condições da via, um dos principais fatores associados à sinistralidade rodoviária grave.
Entre 2023 e 2025, os acidentes associados à velocidade excessiva para as condições existentes provocaram 154 mortes e 563 feridos graves, segundo dados da ANSR. Estes números representam vidas perdidas e pessoas que sofreram lesões graves e evidenciam as consequências que podem resultar da adoção de uma velocidade inadequada às condições existentes.
