Consideras-te uma pessoa honesta, desonesta, ou assim-assim?
Uma análise sobre o autocontrolo das pessoas revelou que temos tendência a ser mais desonestos à tarde do que de manhã.
Sabendo que o autocontrolo pode ser diminuído por falta de descanso ou pela repetida tomada de decisões, dois pesquisadores -Maryam Kouchaki (Universidade de Harvard) e Isaac Smith (Universidade de Utah) – partiram então para estudar se as atividades normais durante o dia seriam suficientes para esgotar o autocontrolo ao longo do dia, aumentando o comportamento desonesto à tarde.
No estudo, os voluntários testados entre 08h00 e 12h00 foram menos propensos a enganar os seus colegas do que aqueles testados entre as 12h00 e 18h00.
Os participantes eram mais propensos a enviar uma mensagem desonesta a um parceiro virtual, ou relatar ter resolvido um problema insolúvel na parte da tarde, em comparação com o período da manhã.
A pesquisa sugere ainda que falar uma mentira é “doloroso”, mas isso só é perceptível quando estamos nas nossas próprias casas.
Assim, embora possa incomodar-nos falar mentiras em casa, somos menos cuidadosos nesse aspecto no trabalho, onde somos mais propensos a tentar virar a verdade a nosso próprio favor.
