Depois das abóboras de Halloween…já estamos todos a pensar nas rabanadas do Natal, certo? Mas antes há ainda espaço e tempo para outra iguaria: as castanhas. Novembro é o mês delas…ou não estivessemos muito perto do Magusto e do São Martinho.

É, de facto, dos alimentos mais apetecidos assim que as temperaturas começam a baixar e tão viciantes que, por vezes, nem sabemos quando parar.

Um novo estudo científico trouxe, agora, a resposta que toda a gente quer: afinal há um limite de castanhas aconselhado? 

Ora bem…este fruto seco é rico em nutrientes, mas também conhecido por ser uma fonte (quase exclusiva) de hidratos de carbono, podendo ser uma boa alternativa ao arroz e à batata, ajudando a ter uma alimentação mais variada. Diferencia-se dos restantes frutos secos pelo seu baixo teor em gordura. É, por isso, uma opção para lanches e ainda para sobremesa.

Mas a meia-dúzia é o número seguro: “diria entre seis a 12, dependendo de tamanho, atividade, idade, altura do dia do consumo”, adianta um nutricionista. Para simplificar…vamos a contas: segundo a tabela de composição de alimentos:

– 100 gramas de castanha assada com sal – cerca de 6 castanhas têm:

– 222 calorias

– 45,5 gramas de hidratos de carbono

– 11 gramas de açúcar

– apenas um grama de gordura

– 3,5 gramas de proteína. 

 

-Já 100 gramas de castanha cozida sem sal oferecem:

–  175 calorias

– 35,9 gramas de hidratos de carbono

– 8,8 de açúcar

– um grama de gordura

– 2,8 gramas de proteína.

Para facilitar na comparação, os nutricionistas colocam as castanhas lado a lado com o arroz cozido, em que 100 gramas tem cerca de 120 kcal. A famosa meia dúzia [de castanhas] pode ser o valor mais interessante, pois cerca de seis a oito castanhas são aproximadamente cinco a seis colheres de sopa de arroz cozido.

E se a castanha for a sobremesa de eleição neste outono? Ora, assim sendo, há outras contas a fazer.

Uma peça de fruta recomendável…são 70 gramas de banana ou 230 gramas de morangos pequenos ou 160 gramas de ananás/abacaxi ou 130 gramas de manga ou 250 gramas de melão ou 300 gramas de melancia ou 95 gramas de uvas ou 160 gramas de framboesas ou 180 gramas de mirtilos ou 170 gramas de papaia. E quanto às castanhas? No caso da castanha aproximadamente 80 kcal são conseguidas em 40 gramas de miolo de castanha, cerca de três unidades.

Assim sendo e atendendo ao guia alimentar português (Roda dos alimentos), as porções de ‘fruta’ recomendadas são entre 3 a 5 porções por dia”. E uma dessas porções podem ser castanhas.