A 5ª Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) traz, este ano, um número expressivo de artistas nacionais e internacionais, com currículo consagrado e nomes da ilustração emergentes.
A diversidade de perfis e as obras selecionadas na 5ª edição da Bienal de Guimarães, que decorre entre 25 de outubro e 31 de dezembro, reforçam a missão deste evento na divulgação e promoção do diálogo crítico entre ilustradores de várias gerações e expressões artísticas.
Foram selecionadas 191 obras de 94 ilustradores candidatos ao Prémio Nacional BIG 2025, entre os quais, André Carrilho, António Jorge Gonçalves, Catarina Sobral, Filipe Abranches, Gonçalo Viana, João Fazenda, João Vaz de Carvalho, Júlio Dolbeth, Mantraste, Maria João Worm, Nuno Saraiva, Pierre Pratt, Tiago Galo, Yara Kono, entre outros.
O prémio Carreira BIG será atribuído à reconhecida ilustradora, Cristina Sampaio.
São sete os prémios, num total de 8.500 euros, a atribuir no Prémio Nacional BIG 2025. Este galardão é dirigido aos artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais.
Serão ainda atribuídos o Grande Prémio BIG no valor de 5.000 euros; Prémio BIG Revelação no valor de 1.000 euros; e cinco Prémios BIG Aquisição no valor 500 euros cada. Os trabalhos estarão expostos no Palácio Vila Flor (CCVF).