O Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Universidade do Minho e a botnroll.com promovem de quarta-feira a sexta-feira, dias 25 a 27 de março, a RoboParty 2026, com mais de 100 equipas provenientes de todo o país, mais equipas de Espanha e Holanda.

O evento pedagógico ensina a criar/construir robôs móveis autónomos de forma simples e animada. Esta 18ª edição decorre no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães. O público tem entrada livre.

A sessão de abertura decorre na quinta-feira, pelas 14h00, com a presença do Reitor Pedro Arezes e do autarca de Guimarães, Ricardo Araújo.

A maioria dos participantes é da faixa etária dos 15 aos 17 anos, sendo que o mais novo tem 10 anos e o menos novo tem 65 anos. No início do evento, as equipas recebem um kit em peças do robô “Bot’n Roll One A+”. Segue-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com apoio permanente de 70 estudantes maioritariamente de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. Na 5ª e 6ª feira há desafios robóticos, onde os participantes põem os seus robôs à prova, para demonstrar as suas capacidades. No final do evento os participantes levam os robôs consigo para casa ou para a escola para continuarem a aprender.