Guimarães vai ser a Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2027, sucedendo a Viana do Castelo, cidade que acolheu a edição de 2025 da iniciativa bienal que promove a cultura na Eurorregião Galiza–Norte de Portugal.
A iniciativa nasceu em 2007 com vista a potenciar a cultura em todas as suas expressões nas cidades do Eixo Atlântico contando sempre com a presença cultural dos países historicamente ligados a Portugal e à Galiza.
Ricardo Araújo, presidente da Câmara de Guimarães, que destaca a importância da cidade berço ser Capital da Cultura do Eixo Atlântico no próximo ano.
Transversal a todas as áreas culturais, a Capital da Cultura do Eixo Atlântico promove a cada dois anos os artistas da Eurorregião. Em 2027 será Guimarães.
