Dia e Noite dos Museus com várias actividades em Guimarães
18 de Maio, 2013
Este ano, a comemoração do Dia e Noite dos Museus, em Guimarães, junta as mais importantes instituições culturais da cidade. Nesse sentido, foi preparado um programa conjunto que inclui diversas atividades. Estão envolvidas as várias instituições como o Museu de Alberto Sampaio, o Paço dos Duques de Bragança, o Centro Cultural Vila Flor, a Plataforma das Artes e Criatividade, a Sociedade Martins Sarmento, o Museu da Agricultura de Fermentões e a Associação Comercial e Industrial de Guimarães.
Assim, a partir deste sábado, a Sociedade Martins Sarmento convida a população a apreciar o denominado "Carro Votivo de Vilela", que estará em destaque na sede da Sociedade. O Carro de Vilela contitui um ex-libris da colecção da SMS, sendo uma peça única, em bronze, enquadrado numa tipologia de "carros votivos" recolhidos em diversos pontos da Europa, e relativamente raros na Península Ibérica.
Já a Misericórdia de Guimarães preparou uma visita especial ao seu Percurso Museológico. Ao longo de todo o dia os visitantes usufruirão de entrada gratuita no Percurso Museológico, aberto entre as 10:00h e as 18:00h. Serão abertas as portas do património que congrega o espólio da Misericórdia de Guimarães, o antigo Convento de Santo António dos Capuchos e o antigo hospital da cidade, bem como das zonas reservadas de trabalho.
Para este dia, o Serviço Educativo d’ A Oficina preparou também um programa especial que será integrado no roteiro que a cidade de Guimarães delineou para comemorar a efeméride. Visitas orientadas às exposições “A arte que é” e “Para além da História”, oficinas para crianças e jovens e o espetáculo “A Beleza, Pequena Conferência” fazem, assim, parte de um conjunto de atividades pensadas para ampliar este dia.
O Paço dos Duques e o Castelo de Guimarães acolhem neste dia várias actividades medievais durante a tarde. No Museu de Alberto Sampaio as actividades decorrem ao longo de todo o dia mas também à noite. Hoje a entrada é gratuita.
Informação em destaque
Espetáculo evoca lendas de Guimarães
22 de Julho, 2017
Festivais de Folclore em Pevidém, Serzedelo e VNSande
22 de Julho, 2017
Universidade do Minho atribui prémio a jovens designers
22 de Julho, 2017
Emília Gonçalves apresenta livro de poemas
22 de Julho, 2017
CJpG: Salvador Caeiro Brás candidato a Azurém
22 de Julho, 2017
Noites de Verão, em Creixomil
22 de Julho, 2017
Publicidade