Dia e Noite dos Museus com várias actividades em Guimarães
18 de Maio, 2013
Este ano, a comemoração do Dia e Noite dos Museus, em Guimarães, junta as mais importantes instituições culturais da cidade. Nesse sentido, foi preparado um programa conjunto que inclui diversas atividades. Estão envolvidas as várias instituições como o Museu de Alberto Sampaio, o Paço dos Duques de Bragança, o Centro Cultural Vila Flor, a Plataforma das Artes e Criatividade, a Sociedade Martins Sarmento, o Museu da Agricultura de Fermentões e a Associação Comercial e Industrial de Guimarães.
Assim, a partir deste sábado, a Sociedade Martins Sarmento convida a população a apreciar o denominado "Carro Votivo de Vilela", que estará em destaque na sede da Sociedade. O Carro de Vilela contitui um ex-libris da colecção da SMS, sendo uma peça única, em bronze, enquadrado numa tipologia de "carros votivos" recolhidos em diversos pontos da Europa, e relativamente raros na Península Ibérica.
Já a Misericórdia de Guimarães preparou uma visita especial ao seu Percurso Museológico. Ao longo de todo o dia os visitantes usufruirão de entrada gratuita no Percurso Museológico, aberto entre as 10:00h e as 18:00h. Serão abertas as portas do património que congrega o espólio da Misericórdia de Guimarães, o antigo Convento de Santo António dos Capuchos e o antigo hospital da cidade, bem como das zonas reservadas de trabalho.
Para este dia, o Serviço Educativo d’ A Oficina preparou também um programa especial que será integrado no roteiro que a cidade de Guimarães delineou para comemorar a efeméride. Visitas orientadas às exposições “A arte que é” e “Para além da História”, oficinas para crianças e jovens e o espetáculo “A Beleza, Pequena Conferência” fazem, assim, parte de um conjunto de atividades pensadas para ampliar este dia.
O Paço dos Duques e o Castelo de Guimarães acolhem neste dia várias actividades medievais durante a tarde. No Museu de Alberto Sampaio as actividades decorrem ao longo de todo o dia mas também à noite. Hoje a entrada é gratuita.
Informação em destaque
Café com Ambiente assinala Dia Mundial da Água
22 de Março, 2017
UMinho está a mapear as empresas familiares portuguesas
22 de Março, 2017
Hospital de Guimarães debate absentismo de crianças e jovens
21 de Março, 2017
Curtir Ciência celebra Dia Mundial da Água
22 de Março, 2017
José Lopes apresentado como Provedor do Idoso de Guimarães
22 de Março, 2017
Ministro do Trabalho na UM para falar sobre pobreza infantil
21 de Março, 2017
Publicidade