Autocarro do coração estaciona em Guimarães
05 de Março, 2016

O MILLIE, um autocarro interativo com as últimas inovações no diagnóstico e tratamento das perturbações do ritmo cardíaco, continua estacionado este sábado em Guimarães, no âmbito das Jornadas do Minho, no Centro Cultural Vila Flor.

No interior do veículo, para além da exposição dos dispositivos inovadores, haverá ainda simuladores de implante, jogos interativos e sessões de e-learning para profissionais de saúde.

Uma das principais atrações desta iniciativa é a possibilidade de conhecer o pacemaker mais pequeno do mundo que mede apenas 2,5cm – um décimo do tamanho de um pacemaker convencional – e o registador miniaturizado de eventos cardíacos, que permite monitorizar o coração dos doentes à distância.

O Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, foi um dos primeiros hospitais do país a disponibilizar registadores miniaturizados de eventos cardíacos, dando assim início a uma nova era no diagnóstico das arritmias. Estes equipamentos, disponíveis para formação médica no autocarro MILLIE, permitem uma monitorização contínua do doente durante três anos e através de um sistema wireless o coração dos doentes é monitorizado à distância.

Até ao dia 13 de Março, o autocarro vai continuar a viajar por Portugal e depois irá partir rumo à Eslováquia, República Checa, Suécia e Polónia.

Informação em destaque
Covid-19: Guimarães regista 789 casos confirmados
27 de Maio, 2020
HSOG retoma acompanhamento durante o trabalho de parto
27 de Maio, 2020
Feira Municipal de Guimarães reabre sexta-feira
26 de Maio, 2020
Guimarães assinala Dia Mundial da Criança com iniciativas digitais
27 de Maio, 2020
Guimarães repudia o desrespeito da TAP em relação ao norte
27 de Maio, 2020
JFTaipas adjudicou requalificação do antigo mercado
27 de Maio, 2020
Publicidade