Universidade do Minho já é uma fundação pública com regime privado
14 de Janeiro, 2016
A Universidade do Minho já é uma fundação pública com regime de direito privado, instituída por publicação em Diário da República , o que permitirá àquela academia um quadro alargado de autonomia institucional nomeadamente quanto à gestão financeira.
Segundo o diploma publicado em Diário da República, a Universidade do Minho (UMinho) é agora uma instituição de ensino superior pública de natureza fundacional, podendo assim criar um fundo autónomo com o objetivo de assegurar a prossecução das respetivas atribuições através de fontes alternativas de financiamento.
A mudança de regime, que tinha sido requerida pelo Conselho Geral da UMinho, órgão ao qual compete agora rever os estatutos da instituição, irá Findo esse prazo, o funcionamento no regime fundacional será avaliado podendo a instituição regressar, caso o deseje, ao regime não fundacional.