A Associação Famílias, entidade prestadora de apoio técnico (EPAT), dispõe de um serviço de apoio técnico à criação e consolidação de projetos (ATCP), uma estrutura protocolada com o Instituto de Emprego e Formação, que abrange todos os concelhos do distrito de Braga.
Este serviço tem como objetivo “promover o empreendedorismo, estimular a criação de empresas e incrementar o autoemprego”, referiu Benedita Aguiar, psicóloga e coordenadora da iniciativa.
Para além destes objetivos, adiantou, este serviço visa “apoiar a criação de pequenos projetos de investimento passíveis de se enquadrar nas diferentes tipologias de apoio ao empreendedorismo e à criação de emprego”.
A EPAT tem como intuito “apoiar os destinatários na estruturação do seu projeto empresarial que, depois de reunir todas as condições necessárias, é submetido à análise do IEFP, no sentido de beneficiar do respetivo financiamento que, por sua vez, irá permitir alavancar a ideia de negócio”, referiu Benedita Aguiar.
Esta estrutura de apoio técnico dispõe de uma equipa multidisciplinar composta por gestores, economistas, sociólogos e técnicos de marketing, de modo a garantir um apoio adequado à conceção e acompanhamento dos projetos empresariais.