Assinala-se esta quarta-feira o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
No concelho de Guimarães, este ano, a PSP registou 78 situações de violência doméstica participadas por mulheres e 13 queixas de homens por violência cometida por mulheres, num total de 91 casos registados.
A maior parte das vítimas situa-se na faixa etária 35 - 44 anos, com 37 ocorrências.
Já a GNR registou este ano 265 casos de violência doméstica, sendo que o posto de Guimarães registou 60 situações, o posto das Taipas 16 e o de Lordelo 24.
No país, segundo revelam dados do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA), vinte e sete mulheres foram assassinadas este ano, a maioria com armas brancas e de fogo, utilizadas pelos maridos ou companheiros, menos 14 face ao período homólogo de 2014.
Houve ainda 33 mulheres que foram vítimas de tentativa de homicídio, de 01 de janeiro a 20 de novembro, adianta o relatório da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), divulgado no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.