Trabalho do Grupo 3B’s em destaque na imprensa científica internacional
04 de Maio, 2015
Investigadores do grupo de investigação 3B’s da Universidade do Minho, da Universidade de Strathclyde (Reino Unido) e da City University of New York (EUA), publicaram no prestigiado “Journal of the American Chemical” um estudo sobre o desenvolvimento de um composto anfifílico simples, baseado em glucose fosfatada, capaz de se auto-organizar em fibras após a remoção do grupo fosfato.
Esta remoção pode ser catalisada por enzimas que se encontram sobre-expressas na membrana de determinadas células cancerígenas do osso.
O grupo de investigadores conseguiu provar que a mais elevada atividade enzimática observada nas células cancerígenas pode ser utilizada para que uma rede de fibras se acumulem à sua volta, não permitindo a sua movimentação e troca de nutrientes, levando à morte celular.
Este trabalho foi executado no âmbito do projeto europeu POLARIS, financiado a 100% pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa Quadro e coordenado pelo professor Rui Reis, da UMinho.
O projeto visa potenciar a investigação do Grupo 3B’s na área da nanomedicina, nomeadamente na auto-organização molecular e nanofabricação, modificação e caracterização de materiais à nanoescala, de forma a desenvolver novas estratégias terapêuticas e regenerativas aplicáveis na biomédica.
Informação em destaque
Área Dedicada à COVID-19 no Centro de Saúde da Amorosa
01 de Abril, 2020
Covid-19: JFPonte distribui máscaras à população
01 de Abril, 2020
Covid-19: 117 casos confirmados em Guimarães
01 de Abril, 2020
Covid-19: CMG cria linha de apoio psicológico
01 de Abril, 2020
Plano Preventivo: CIM desagradada por Norte não ser prioridade
01 de Abril, 2020
IPCA e empresas parceiras produzem 10 mil viseiras
01 de Abril, 2020
Publicidade