Trabalho do Grupo 3B’s em destaque na imprensa científica internacional
04 de Maio, 2015
Investigadores do grupo de investigação 3B’s da Universidade do Minho, da Universidade de Strathclyde (Reino Unido) e da City University of New York (EUA), publicaram no prestigiado “Journal of the American Chemical” um estudo sobre o desenvolvimento de um composto anfifílico simples, baseado em glucose fosfatada, capaz de se auto-organizar em fibras após a remoção do grupo fosfato.
Esta remoção pode ser catalisada por enzimas que se encontram sobre-expressas na membrana de determinadas células cancerígenas do osso.
O grupo de investigadores conseguiu provar que a mais elevada atividade enzimática observada nas células cancerígenas pode ser utilizada para que uma rede de fibras se acumulem à sua volta, não permitindo a sua movimentação e troca de nutrientes, levando à morte celular.
Este trabalho foi executado no âmbito do projeto europeu POLARIS, financiado a 100% pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa Quadro e coordenado pelo professor Rui Reis, da UMinho.
O projeto visa potenciar a investigação do Grupo 3B’s na área da nanomedicina, nomeadamente na auto-organização molecular e nanofabricação, modificação e caracterização de materiais à nanoescala, de forma a desenvolver novas estratégias terapêuticas e regenerativas aplicáveis na biomédica.
Informação em destaque
Centro Social de Nespereira (CSN) celebra 35 Anos
14 de Setembro, 2019
Guimarães afirma-se pólo nacional no domínio da Inteligência Artificial
14 de Setembro, 2019
Seguro Escolar abrange alunos que usam bicicleta
13 de Setembro, 2019
Exposição "Antigos Instrumentos de Tortura
13 de Setembro, 2019
EL: Agenda Pré-Campanha
13 de Setembro, 2019
Mais de 800 ex-estudantes da UMinho juntam-se em Guimarães
14 de Setembro, 2019
Publicidade