'Histórias de Jazz em Portugal'
07 de Janeiro, 2014
O ciclo “Histórias de Jazz em Portugal” inicia-se em Guimarães com Mário Laginha.
António Curvelo e Manuel Jorge Veloso são os autores deste ciclo coproduzido pelo Hot Clube de Portugal (Lisboa) e do Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), com arranque marcado para as 21h30 dos dias 08 e 09 de janeiro na cidade berço.
Na primeira das 16 sessões que integram o ciclo (no dia 8 de janeiro), o pianista Mário Laginha conversa com os autores sobre a sua carreira artística profissional e a cena atual do jazz em Portugal, com audição de música gravada.
Segue-se um concerto com um combo da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo - ESMAE, com peças originais de Mário Laginha, podendo a noite prolongar-se em jam session.
Na segunda parte da 1ª sessão do Ciclo “Histórias de Jazz em Portugal” (no dia 9 de janeiro), os músicos Luís Figueiredo, José Nogueira e Luís Cunha falam das suas carreiras e das perspetivas atuais e futuras do jazz português, tendo como ponto de partida a importância da obra de Mário Laginha (com audição de peças gravadas).
Segue-se um “concerto-mistério” de Mário Laginha, a quem os autores do ciclo deram carta-branca para a livre escolha dos seus companheiros.
Este ciclo visa refletir o singular estado da cena contemporânea do jazz português, sublinhando a pluralidade da sua dimensão e riqueza e contando com a participação de 11 escolas de jazz e 64 músicos, distribuídos por uma série de 16 sessões organizadas em torno de igual número de músicos-pivot, cujas carreiras lhes conferem, a vários títulos, um papel de protagonistas nas últimas quatro décadas da evolução do jazz em Portugal.
Cada uma das 16 sessões, de caráter público, decorre em duas noites sucessivas e com um programa duplo, constituído por quatro módulos distintos (dois por noite).
A noite inaugural do ciclo (08 de janeiro) decorrerá no Café Concerto do CCVF e a entrada será livre. A noite de 09 de janeiro reparte-se entre o Café Concerto e o Pequeno Auditório do CCVF e os bilhetes para este segundo dia têm o custo de 5 euros, podendo ser adquiridos nos locais habituais.
Informação em destaque
Detenções PSP
21 de Agosto, 2017
Bombeiros criam Fénix em Guimarães
19 de Agosto, 2017
Hospital de Guimarães passa a tratar atletas do Vitória SC
17 de Agosto, 2017
Cinema em Noites de Verão
22 de Agosto, 2017
XI Caminhada `Pessoas Diferentes, Direitos Iguais`
22 de Agosto, 2017
Guimarães em alerta amarelo devido ao calor
22 de Agosto, 2017
Publicidade