'Histórias de Jazz em Portugal'
07 de Janeiro, 2014
O ciclo “Histórias de Jazz em Portugal” inicia-se em Guimarães com Mário Laginha.
António Curvelo e Manuel Jorge Veloso são os autores deste ciclo coproduzido pelo Hot Clube de Portugal (Lisboa) e do Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), com arranque marcado para as 21h30 dos dias 08 e 09 de janeiro na cidade berço.
Na primeira das 16 sessões que integram o ciclo (no dia 8 de janeiro), o pianista Mário Laginha conversa com os autores sobre a sua carreira artística profissional e a cena atual do jazz em Portugal, com audição de música gravada.
Segue-se um concerto com um combo da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo - ESMAE, com peças originais de Mário Laginha, podendo a noite prolongar-se em jam session.
Na segunda parte da 1ª sessão do Ciclo “Histórias de Jazz em Portugal” (no dia 9 de janeiro), os músicos Luís Figueiredo, José Nogueira e Luís Cunha falam das suas carreiras e das perspetivas atuais e futuras do jazz português, tendo como ponto de partida a importância da obra de Mário Laginha (com audição de peças gravadas).
Segue-se um “concerto-mistério” de Mário Laginha, a quem os autores do ciclo deram carta-branca para a livre escolha dos seus companheiros.
Este ciclo visa refletir o singular estado da cena contemporânea do jazz português, sublinhando a pluralidade da sua dimensão e riqueza e contando com a participação de 11 escolas de jazz e 64 músicos, distribuídos por uma série de 16 sessões organizadas em torno de igual número de músicos-pivot, cujas carreiras lhes conferem, a vários títulos, um papel de protagonistas nas últimas quatro décadas da evolução do jazz em Portugal.
Cada uma das 16 sessões, de caráter público, decorre em duas noites sucessivas e com um programa duplo, constituído por quatro módulos distintos (dois por noite).
A noite inaugural do ciclo (08 de janeiro) decorrerá no Café Concerto do CCVF e a entrada será livre. A noite de 09 de janeiro reparte-se entre o Café Concerto e o Pequeno Auditório do CCVF e os bilhetes para este segundo dia têm o custo de 5 euros, podendo ser adquiridos nos locais habituais.
Informação em destaque
BVG: Faleceu Chefe António Maria da Silva
21 de Outubro, 2019
Guimarães assinalou Dia Nacional da Paralisia Cerebral
21 de Outubro, 2019
Caminhada Solidária este domingo
20 de Outubro, 2019
Exposição "Antigos Instrumentos de Tortura"
21 de Outubro, 2019
Luís Soares disponível para continuar a liderar PS
21 de Outubro, 2019
UM: Escola de Medicina recebe exposição da BIAL
21 de Outubro, 2019
Publicidade