UMinho: EEG apresenta trabalhos de investigação em curso
18 de Março, 2022
A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho realiza esta sexta-feira a iniciativa "Research Day", com a apresentação de sete dezenas de trabalhos de investigação em curso ou recém-concluídas pelos seus estudantes de mestrado e doutoramento.
O programa começa às 9h15, no edifício 2 do campus de Gualtar, em Braga, havendo oito sessões temáticas em paralelo. As relações NATO-Rússia, a crise de refugiados, a disputa por recursos no Mediterrâneo Oriental e o “efeito Trump” na segurança global são alguns assuntos em foco.
O programa vai refletir também a Nova Rota da Seda chinesa, o Estado Islâmico, o trabalho infantil nas minas de cobalto do Congo, os conflitos pela água, as redes sociais no mandato de Jair Bolsonaro, os abusos dos capacetes azuis, os empregos "verdes" e a agenda climática internacional, entre outros. Em relação a Portugal, está previsto abordar o impacto da covid-19 na democracia, as quotas de género nas autarquias, a eficiência na fusão de hospitais do SNS, as parcerias público-privadas, a política marítima ou o partido Chega. Há ainda temas improváveis como lixo espacial, apps para ciclistas urbanos e gamificação na gestão de pessoal.
De tarde, o “Research Day” decorre no auditório B1 do edifício 2, com sessões plenárias dinamizadas pelos professores investigadores da EEG. A presidente da EEG, Cláudia Simões dá as boas-vindas às 14h00, seguindo-se uma palestra sobre análise de dados no processo de investigação, proferida por Miguel Portela, e outra sobre o impacto do teletrabalho na produtividade em Portugal, trabalho da autoria de Natália Monteiro, Odd Rune Straume e Marieta Valente, que foi distinguido com o Prémio António Dornelas.
Às 15h30 vai debater-se como desenvolver investigação com impacto, numa mesa redonda com Fernando Alexandre, José Carlos Pinho e Miguel Ângelo Rodrigues.
Informação em destaque
Meia Maratona Cidade Berço
24 de Setembro, 2022
Guimarães assinala Dia Mundial do Turismo
24 de Setembro, 2022
XII Jornadas de Pediatria
23 de Setembro, 2022
Mucho Flow anuncia cartaz final
24 de Setembro, 2022
PS: Ricardo Costa promove Convenção
24 de Setembro, 2022
Investigadora da UMinho distinguida com bolsa da Fundação ”la Caixa”
24 de Setembro, 2022
Publicidade