Escola de Casais, em Brito, inaugurada
06 de Janeiro, 2022

As obras de requalificação do edifício da Escola EB1/JI de Casais, em Brito, foram inauguradas esta quarta-feira, numa sessão que contou com a presença do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança.

No arranque do segundo período do ano letivo os alunos estarão de regresso à escola, agora com novas instalações, onde se destaca a profunda intervenção ao nível da recuperação do edifício, com maior eficiência energética, as fachadas revestidas com solução térmica e uma intervenção de melhoria de acústica ao nível do teto no gimnodesportivo, bem como uma reabilitação a nível de pinturas interiores/exteriores, num investimento a rondar os 940 mil euros.

A Vereadora da Educação, Adelina Pinto, destacou que a principal aposta do Município passa por “garantir as melhores condições no acesso à educação a todas as crianças” através de “boas escolas” em todo o concelho. “Todas as escolas têm de ser boas escolas, quer seja na área da cidade ou na zona mais periférica. Isto é coesão territorial e equidade para todos, no acesso a uma boa escola”, assinalou a Vereadora da Educação.

Adelina Pinto vincou ainda o “projeto educativo de excelência na Escola de Brito e que agora terá ainda melhores condições para desenvolver esse projeto”. A Presidente da Junta de Freguesia, Fátima Saldanha, considerou um “dia de festa” para Brito perante a concretização de um objetivo há muito desejado pela comunidade. “O resultado desta intervenção é grandioso e agradecemos a atenção e apoio da Câmara Municipal”, referiu.

A diretora da EB1/JI de Casais, Ester Monteiro, destacou a importância desta intervenção para as crianças, com a escola a receber mais de duas centenas de alunos. “Vão ficar alegres por verem estas cores vibrantes e, definitavemente, temos condições de excelência para dar continuidade ao nosso projeto”.

Em representação da Associação de Pais, Miguel Henriques, também enalteceu o “importante contributo da Câmara Municipal para a execução desta obra”, notando que “este espaço estava a ficar muito degradado e houve sempre uma grande abertura e proximidade com a Câmara Municipal para resolver os problemas”.

O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, mostrou-se orgulhoso das novas condições que esta escola passa a oferecer. A autarquia continua a requalificação do parque escolar, estando já previstos os projetos de requalificação da EB1 de Abação, EB1 de Belos Ares (Mesão Frio), EB1 de Ponte, e ainda a EB23 de São Torcato e EB23 de Pevidém, entre outros.

Informação em destaque
Pedro Arezes reconduzido na presidência da EEUM
30 de Setembro, 2022
Bolsas de estudo com candidaturas abertas
30 de Setembro, 2022
PSD:‘descontentamento’ por Guimarães estar fora da Linha de Alta Velocidade
29 de Setembro, 2022
Encontro de Arte Participativa no CCVF
30 de Setembro, 2022
CMG apresenta projeto-piloto à CP para ligação Guimarães-Lordelo
30 de Setembro, 2022
Fafe é palco da 32ª conferência anual da AEMI
30 de Setembro, 2022
Publicidade