ANEPC alerta para agravamento do estado do tempo
20 de Janeiro, 2021
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para o agravamento do estado do tempo em Portugal Continental nas próximas horas, com períodos de chuva forte, neve, vento e agitação marítima.
Em comunicado, a ANEPC recorda as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que apontam para “períodos de precipitação, por vezes forte”, que podem ser acompanhados de trovoada nas regiões montanhosas do Norte e Centro, em especial junto ao litoral, nos próximos dois dias.
Está igualmente prevista, a intensificação do vento, podendo ser atingidas rajadas até aos 95 quilómetros por hora no litoral oeste e até 110 quilómetros por hora nas terras altas (Norte e Centro).
O IPMA alertou ainda para o aumento da agitação marítima a partir desta noite e para a possibilidade de queda de neve acima dos 1.600 metros, que “poderá acumular até aos cinco centímetros” nos distritos da Guarda e de Castelo Branco.
Face a este quadro meteorológico, há a possibilidade da ocorrência de cheias em meio urbano e nas áreas de maior vulnerabilidade, assim como a acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água na estrada. Nesse sentido, a ANEPC recomenda a adoção de “comportamentos adequados”, sobretudo nas zonas de maior risco.
Informação em destaque
Semana Mundial do Aleitamento Materno
03 de Outubro, 2022
Município de Guimarães promove “Semana Sénior”
03 de Outubro, 2022
Reabilitação do Castro de Sabroso continua
01 de Outubro, 2022
Conferência internacional sobre a governação dos media digitais
03 de Outubro, 2022
Moção “Continuar o Caminho. Preparar o Futuro”
03 de Outubro, 2022
IPCA recebe cerca de 1500 novos estudantes dos CTeSP
03 de Outubro, 2022
Publicidade