Guimarães estabelece relações de cooperação com o Cazaquistão
22 de Dezembro, 2020
Guimarães está a estabelecer relações com vista a um acordo de cooperação com o Cazaquistão.
O anúncio foi feito ontem pelo autarca vimaranense, em sede de reunião de câmara. Domingos Bragança notou que Guimarães está a desenvolver esforços para o estabelecimento de relações estruturadas e permanentes com o Cazaquistão, conversações que surgem na sequência da visita do Embaixador do Cazaquistão, Daulet Batrashev, no mês de setembro.
 
O Cazaquistão, Estado da Ásia Central, é o 9º maior país em área e o 63º em população, com os seus cerca de 19 milhões de habitantes. Formada por 140 grupos étnicos de 18 confissões religiosas, a sociedade cazaque é um exemplo de pluralismo e tolerância interétnicos e inter-religiosos. Dispondo de abundantes recursos naturais, onde avultam o petróleo e o gás natural, e considerado o país economicamente mais avançado entre as repúblicas que se tornaram independentes da ex-União Soviética.
 
Domingos Bragança referiu ainda que está planeado um Consulado do Cazaquistão em Guimarães, uma decisão que, segundo o Edil, “passa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo seu Ministro”, mas que será uma boa oportunidade de afirmação internacional de Guimarães.
Informação em destaque
AAC inaugura Casa da Caldeiroa na sexta-feira
27 de Setembro, 2023
Engenharia da UMinho mostra inovações à sociedade
27 de Setembro, 2023
Centro de Referência em Doenças Lisossomais de Sobrecarga
26 de Setembro, 2023
CIAJG com novo ciclo expositivo
27 de Setembro, 2023
Dia Mundial do Turismo assinalado em Guimarães
27 de Setembro, 2023
UMinho abre candidaturas para Curso de Preparação de maiores de 23 anos
27 de Setembro, 2023
Publicidade