UMinho recebe iniciativa “YOUth BrainStorm”
02 de Março, 2020

Cerca de 80 alunos de escolas secundárias do distrito de Braga participam esta segunda-feira, dia 2 de março, das 8h45 às 17h30, na iniciativa “YOUth BrainStorm@UM”, no auditório B2 do campus de Gualtar, em Braga.

A iniciativa organizada pelo Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto é dedicada a jovens que queiram perceber como funciona o universo, o que é fazer investigação e como é o dia a dia de um cientista em redes de colaboração internacionais.

Os estudantes vão no início analisar dados de experiências reais obtidos num acelerador de física de partículas instalado no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), em Genebra, na Suíça.

Depois, vão participar em cinco projetos de investigação, especialmente elaborados para o efeito, nos domínios de Astrofísica e Física de Partículas, Biofísica e Bio-Nanossistemas, Matéria Condensada e Computação em Física, sob a supervisão de professores e investigadores da Escola de Ciências da UMinho e da Universidade de Coimbra e em estreita colaboração com professores das escolas secundárias.

Informação em destaque
Situação pandémica em Guimarães é 'grave'
19 de Outubro, 2020
Contextile 2020 até 25 Outubro
19 de Outubro, 2020
Faleceu o nicolino José Maria Magalhães
19 de Outubro, 2020
AAUM promove START POINT Summit
19 de Outubro, 2020
Governo da Guiné-Bissau em Guimarães para cooperação na área cultural
19 de Outubro, 2020
‘Depressão Bárbara’ coloca distrito em alerta laranja
19 de Outubro, 2020
Publicidade