As conspirações, revoltas e revoluções que ocorreram em Portugal entre o final do século XIX e o século XX marcaram de forma indelével o rumo do país, tornando-se em acontecimentos nacionais importantes que merecem ser estudados e refletidos para melhor compreender a história.
A isso mesmo se propõe o Museu Bernardino Machado, de Vila Nova de Famalicão, ao longo de 2020, promovendo entre 31 de janeiro e 30 de outubro, o ciclo de conferências “Conspirações, Revoltas e Revoluções 1891-1926”.
São nove encontros mensais, dedicados ao debate e reflexão dos vários movimentos de agitação popular e militar que ocorreram durante este período, com a presença de especialistas e investigadores de renome nacional.
O debate do tema encerra em novembro, com os habituais Encontros de Outono e a abordagem da mesma temática, mas durante o período entre 1926 e 1975.
Ao longo do tempo, o país viveu em várias ocasiões episódios de revolta, revoluções e até mesmo conspirações, que provocaram mudanças assinaláveis nos regimes do estado. Foi entre este período histórico (1891-1975) que se deu a queda da monarquia, a implantação da república, a reforma republicana e a instauração do Estado Novo.