O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, aprovou a criação da Escola Técnica Superior Profissional (ETESP) que terá a sua sede no polo do IPCA em Braga.
A ETESP é uma unidade orgânica de ensino e investigação do IPCA, responsável pela gestão, organização e funcionamento dos cursos técnicos superiores profissionais.
O IPCA tem atualmente mais de 1000 estudantes a frequentar 20 cursos técnicos superiores profissionais a funcionar em Barcelos (campus do IPCA), Polo de Braga, Polo de Guimarães (Ave Park) e Polo de Vila Nova de Famalicão.
A nova Escola do IPCA vem assim juntar-se às atuais quatro escolas: a Escola Superior de Gestão (1996), a Escola Superior de Tecnologia (2004), a Escola Superior de Design (2015) e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (2017). Com a criação desta Escola o IPCA continua a cumprir com a sua missão, fortalecendo a estratégia de crescimento e de consolidação do seu projeto educativo e científico.