Passadeiras inteligentes implementadas em Braga
02 de Abril, 2019

A Rua Conselheiro Bento Miguel, na freguesia de S. Vicente, foi a primeira a receber uma passadeira inteligente no âmbito do projecto BUILD, financiado pelo Fundo Ambiental.

Este projecto-piloto pretende iniciar um percurso assertivo de transformação no Município de Braga assente nos conceitos de inclusão, inteligência e segurança.

Pretende-se deste modo diminuir substancialmente os riscos de acidente e atropelamento numa zona crítica em termos de tráfego automóvel, aumentando o conforto e a segurança do peão e favorecendo o modo pedonal.

Estão previstas intervenções sobre 81 atravessamentos, que inclui a criação de 61 travessias sobrelevadas e inteligentes, de modo a aumentar a acessibilidade e a segurança rodoviária nos principais acessos às escolas.

Prevê-se ainda a intervenção em 19.000m2 de passeios.

A passadeira inteligente consiste num sistema de sensores instalados na própria passadeira e na torre “Omniflow” associada. Esta torre permite uma iluminação da passadeira que é alimentada por energia renovável (solar e eólica).

Ao detectar um peão que pretende atravessar, este sistema inteligente activa automaticamente a iluminação do pavimento e a iluminação superior, aumentando a visibilidade da passadeira para os condutores. Para além desta aplicação, a torre “Omniflow” é um equipamento multifuncional que permite adicionar as seguintes funcionalidades: iluminação inteligente, vigilância, pontos de carregamento de bicicletas eléctricas, sensores de tráfego, sensores ambientais ou comunicação com a Plataforma de Gestão Inteligente da Cidade no âmbito do Laboratório Urbano para a Inovação.

Informação em destaque
COVID-19: Guimarães com mais dois casos nas últimas 24h
30 de Maio, 2020
PSP: Operação Planeta Azul
30 de Maio, 2020
Remarcação de consultas médicas no Hospital de Guimarães
30 de Maio, 2020
RoboParty 2020 cancelada
30 de Maio, 2020
Urbanismo de Guimarães passa totalmente a digital
30 de Maio, 2020
Missas ao ar livre no Santuário da Penha
30 de Maio, 2020
Publicidade