Passadeiras inteligentes implementadas em Braga
02 de Abril, 2019

A Rua Conselheiro Bento Miguel, na freguesia de S. Vicente, foi a primeira a receber uma passadeira inteligente no âmbito do projecto BUILD, financiado pelo Fundo Ambiental.

Este projecto-piloto pretende iniciar um percurso assertivo de transformação no Município de Braga assente nos conceitos de inclusão, inteligência e segurança.

Pretende-se deste modo diminuir substancialmente os riscos de acidente e atropelamento numa zona crítica em termos de tráfego automóvel, aumentando o conforto e a segurança do peão e favorecendo o modo pedonal.

Estão previstas intervenções sobre 81 atravessamentos, que inclui a criação de 61 travessias sobrelevadas e inteligentes, de modo a aumentar a acessibilidade e a segurança rodoviária nos principais acessos às escolas.

Prevê-se ainda a intervenção em 19.000m2 de passeios.

A passadeira inteligente consiste num sistema de sensores instalados na própria passadeira e na torre “Omniflow” associada. Esta torre permite uma iluminação da passadeira que é alimentada por energia renovável (solar e eólica).

Ao detectar um peão que pretende atravessar, este sistema inteligente activa automaticamente a iluminação do pavimento e a iluminação superior, aumentando a visibilidade da passadeira para os condutores. Para além desta aplicação, a torre “Omniflow” é um equipamento multifuncional que permite adicionar as seguintes funcionalidades: iluminação inteligente, vigilância, pontos de carregamento de bicicletas eléctricas, sensores de tráfego, sensores ambientais ou comunicação com a Plataforma de Gestão Inteligente da Cidade no âmbito do Laboratório Urbano para a Inovação.

Informação em destaque
Pedro Arezes reconduzido na presidência da EEUM
30 de Setembro, 2022
Bolsas de estudo com candidaturas abertas
30 de Setembro, 2022
PSD:‘descontentamento’ por Guimarães estar fora da Linha de Alta Velocidade
29 de Setembro, 2022
Encontro de Arte Participativa no CCVF
30 de Setembro, 2022
CMG apresenta projeto-piloto à CP para ligação Guimarães-Lordelo
30 de Setembro, 2022
Fafe é palco da 32ª conferência anual da AEMI
30 de Setembro, 2022
Publicidade