"Famalicão em Forma" prepara e dá apoio aos peregrinos
20 de Fevereiro, 2019

Apoiar na preparação física dos peregrinos, com a realização de treinos semanais e acompanhamento profissional, e prestar auxílios diversos ao longo de vários percursos religiosos que partem do concelho de Vila Nova de Famalicão é o novo desafio do programa “Famalicão em Forma” promovido pelo pelouro do desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

A primeira iniciativa decorreu no passado dia 9 de fevereiro com a romagem de quase uma centena de peregrinos até Balazar, no concelho de Guimarães.

Para o dia 23 de março, está já a ser preparada a peregrinação de uma etapa dos Caminhos de Santiago, entre Lousado e Portela. Com um percurso de 20 quilómetros, a jornada arranca pelas 8h30 da Ponte da Lagoncinha e termina em Portela de Santa Marinha.

Entretanto, no dia 29 de junho, irá realizar-se romagem até São Bento da Porta Aberta.

As caminhadas inserem-se no novo roteiro religioso promovido no âmbito do programa Famalicão em Forma.

Os peregrinos inscritos no programa beneficiam assim de sessões de treino semanais com acompanhamento especializado e níveis diferenciados, avaliações físicas periódicas e apoio técnico de forma a conseguirem a condição física necessária para realizar a caminhada sem prejudicar a sua saúde.

Durante os percursos, os participantes podem ainda contar com o apoio dos técnicos municipais, nomeadamente através de uma carrinha e um carro de apoio, caixa de primeiros socorros e distribuição de águas. Nos percursos mais longos será também assegurada a presença de enfermeiros e fisioterapeutas.

Refira-se que atualmente são já quase 500, as pessoas que praticam exercício sob a orientação dos técnicos de educação física da autarquia afetos a este programa, promovido pelo município de Famalicão desde maio de 2017 com o objetivo de promover a prática regular de atividade física e a adoção de um estilo de vida saudável da população famalicense, de uma forma acessível e totalmente gratuita.

Informação em destaque
Orquestra de Guimarães dedica residência aos 25 anos da CPCJ
18 de Outubro, 2019
Dia das Bandeiras Verdes 2019 no Multiusos de Guimarães
18 de Outubro, 2019
"Fundos de Coesão: Impacto no desenvolvimento na região do Ave"
18 de Outubro, 2019
Grupo de Teatro da ADCL: "Auto da Barca do Inferno"
18 de Outubro, 2019
UNICEF: Projeto de Guimarães destacado
18 de Outubro, 2019
José Valença dá a última aula na UMinho
18 de Outubro, 2019
Publicidade