Famalicão apresenta projeto-piloto de economia circular
07 de Fevereiro, 2019

A estratégia da formiga (amealhar no tempo quente para usufruir no Inverno) está a ser colocada em prática no município de Vila Nova de Famalicão através de um projeto-piloto de economia circular assente na reutilização de materiais em circuito fechado, que envolve os serviços da proteção civil da autarquia e a empresa famalicense Tec Pellets e que vai permitir aquecer as escolas do concelho de uma forma eficiente e económica.

O processo é simples e traz muitos benefícios, não só ao nível financeiro, mas também ambiental e social. Com o trabalho de limpeza da floresta e de solos de domínio público, os serviços municipais da Proteção Civil recolhem durante o ano, com particular força na primavera, os sobrantes do material vegetal decorrente da limpeza dos terrenos, entregando-os à empresa Tec Pallets.

Com este material, a empresa produz pellets que são depois empregues na alimentação das caldeiras de aquecimento das escolas do concelho, proporcionando conforto e bem-estar às crianças famalicenses, durante o inverno.

O projeto-piloto está a ser desenvolvido com sucesso ao longo deste ano no Jardim de Infância de Requião, onde, na sexta-feira, 8 de fevereiro, pelas 10h30, vai decorrer a assinatura do contrato entre a autarquia famalicense e a empresa produtora das pellets que vai permitir o alargamento do projeto a outras escolas do concelho.

A previsão é que uma escola consuma cerca de 3 toneladas de pellets por ano escolar para o seu aquecimento, sendo que, por cada tonelada o município terá de entregar 12,5 toneladas de material vegetal.

Informação em destaque
Queima de Judas no CAR
20 de Abril, 2019
UM: Licenciatura em Música com candidaturas abertas
20 de Abril, 2019
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2019
18 de Abril, 2019
Exposição 'Monges e Guerreiros' no Paço dos Duques
20 de Abril, 2019
Concerto de encerramento do FIMRG
20 de Abril, 2019
Projeto ASA – Ave Social Angels em Fafe
20 de Abril, 2019
Publicidade