HSO participou em estudo sobre Cápsula Endoscópica
29 de Maio, 2018

O Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães participou num estudo multicêntrico europeu sobre Cápsula Endoscópica.

O Serviço de Guimarães foi o único português a participar, tendo daqui resultado um trabalho científico que foi agora publicado na prestigiada revista indexada «United European Gastroenterology Journal».

O trabalho em si, com o título de «Capsule endoscopy in young patients with iron deficiency anaemia and negative bidirectional gastrointestinal endoscopy», propõe que em doentes com menos de 50 anos com anemia por falta de ferro, com endoscopia e colonoscopia normais e com determinadas alterações analíticas e perda de peso, o exame por Cápsula Endoscópica deve ser prioritário.

Segundo o Diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital e também um dos autores do trabalho, José Cotter, «estes resultados traduzem a importância diagnóstica primordial da cápsula endoscópica no respeitante às lesões do intestino delgado, nomeadamente com potencial hemorrágico».

O Serviço de Guimarães, que é um Centro de Formação Europeu, tem uma larga experiência em exames por cápsula endoscópica, sendo reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos de investigação nessa área.

O Serviço é também um centro de referenciação da Doença de Crohn e Colite Ulcerosa, sendo um dos que tem mais doentes referenciados a nível nacional.

Informação em destaque
Monte Latito e Parque da Cidade reconhecidos com Prémio Bandeira Verde
23 de Setembro, 2023
Festival “Guimarães Entrepalcos” decorre este sábado
23 de Setembro, 2023
HSOG assina protocolo com o Lions Club de Guimarães
23 de Setembro, 2023
“Palco Principal” encerra celebração dos 18 anos do CCVF
23 de Setembro, 2023
Ministro da Educação participa na 'Vitrus Talks'
23 de Setembro, 2023
3ª edição da Pontis Petrina em Campelos
23 de Setembro, 2023
Publicidade